quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como identificar competências comportamentais em um processo de seleção?

O comportamento humano é uma verdadeira caixa de surpresa isso vale tanto para a vida pessoal quanto profissional. No dia-a-dia corporativo,por exemplo,os líderes deparam-se com uma infinidade de situações que envolvem raiva,tristeza,ansiedade e que quando não bem administrados podem gerar conflitos,comprometendo até mesmo o desempenho da equipe.Por esse motivo,cada vez mais as empresas investem tanto em competências técnicas quanto no desenvolvimento do lado comportamental dos colaboradores.
Mas,como saber se um colaborador possui uma determinada competência comportamental para assumir uma função?Somente na prática,na rotina do meio organizacional que essa pergunta pode ser respondida.No entanto,é possível identificar se um profissional possui algumas competências comportamentais logo na seleção.Para isso,o selecionador deve estar preparado para realizar atividades que revelem as possíveis respostas que os candidatos poderão dar frente a uma situação inesperada e que exigirá pressão no trabalho,por exemplo,o colaborador que deseja trabalhar o lado comportamental pode buscar ajuda de profissionais capacitados que poderão guiá-lo sem medo.As competências comportamentais mexem com nosso ego e o importante é ter um acompanhamento periódico do que se esta descobrindo.As ferramentas que podem ser usada em um processo seletivo e que auxiliam a identificar se o candidato possui competências como espírito de liderança,assertividade,capacidade para dar e receber feedback.

1 comentários:

Bruna Nogueira de Souza disse...

É muito importante analisar todos os detalhes para um processo seletivo,para estarmos bastante preparados,pois cada vez mais as empresas exigem mais dos contratados.

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