terça-feira, 23 de novembro de 2010

Quem procura nas redes sociais, acha.

Hoje li esta notícia e não pude deixar de postar aqui.

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/11/23/empresas-de-cobranca-usam-facebook-para-encontrar-devedores-923086519.asp

A notícia mostra uma empresa americana de financiamento que utilizou o Facebook para localizar uma cliente devedora.
Diferentemente do RH, a empresa "bisbilhoteira" não teve a intenção de conhecê-la melhor, mas sim de entrar em contato com a cliente.
Apesar da empresa não ter mencionado a dívida na rede social, é uma atitute que causa desconforto, até porque, a empresa não chega só até você, mas também chega até seus amigos, família e colegas de trabalho, o que pode atrapalhar a vida pessoal e profissional do usuário.
Não sei se podemos dizer que é uma atitude mais invasiva do que a do uso das redes no processo seletivo. Mas a questão é que a internet é um espaço virtual que pode ser acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. É um local de compartilhamento e não de armazenamento. Sendo assim, o usuário não pode impedir que uma pessoa tenha acesso a informações que são voluntariamente lançadas ao ciberespaço.
O ideal é saber que existem coisas que devem ser compartilhadas com um amigo e não com o mundo todo.

3 comentários:

Estela Alves disse...

Nossa!! Invasão de privacidade em uma rede social que qualquer um pode acessar?? Complicadinho isso! rsrs

Estela Alves disse...

detalhe.. a cidade onde a mulher mora, Saint Petersburg, é a mesma cidade que eu morei por dois anos.. rsrs.. tipo, a cidade nem é grande! Hahaha small world!

Bruna Nogueira de Souza disse...

Isso é um absurdo invasão de privacidade em rede social!!

Postar um comentário