quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quem você conhece?


A Paula Sibilia faz uma retrospecção em seu texto e nos mostra que o fato de querer escrever sobre si não é novo, a "escrita de si" já era comum nos séculos XVIII e XIX nos diários íntimos tradicionais. O que acontece hoje é que os diários são abertos a qualquer pessoa que queira ler, quebrando as fronteiras entre o público e o privado.
Quando um indivíduo faz das redes sociais um diário íntimo, é uma tentativa de se mostrar para o mundo, de ser reconhecido. Mas ninguém quer ser reconhecido por seus defeitos e falhas, por isso, o indivíduo se mostra de forma que ele pareça ser melhor do que realmente é. O que faz das redes sociais um espaço onde as pessoas são o que elas gostariam de ser.
Utilizar as informações disponíveis nessas redes para o processo seletivo pode ajudar na questão de comportamento: ver como o indivíduo se comporta na sociedade virtual, qual é a sua rede de interesses, quais são as pessoas com as quais ele se relaciona, etc. Para conhecer realmente, é preciso convívio real.

0 comentários:

Postar um comentário